O que é o Franchising?
São inúmeras as descrições encontradas sobre este modelo de negócio, podendo destacar-se autores como Rousseau (2021), que descreve o franchising como um sistema de comercialização de produtos e/ou serviços e/ou tecnologias, baseado numa estreita e contínua colaboração entre empresas jurídicas, financeiramente distintas e independentes, ou Aguiar et al. (2017), que o caracteriza pela padronização de um negócio previamente testado em mercado, em que o franqueado detêm o direito de uso da marca e se torna um prolongamento da mesma, tornando a identidade única entre as unidades próprias de um franqueador e lojas franqueadas.
Nos últimos anos, o franchising tornou-se uma opção popular para quem pretende começar um negócio, escolhendo a marca de uma empresa conhecida e uma operação comercial pronta a implementar, pois os franqueados beneficiam do reconhecimento da marca e do know-how (saber-fazer) do seu franqueador.
O franchising é, sem sombra de dúvidas, o modelo de negócio mais espetacular dos últimos 50 anos. Nascido nos Estados Unidos, abraça hoje dezenas de marcas, como a maioria das cadeias hoteleiras, dos ginásios, da limpeza, da restauração e, de forma mais insipiente, na saúde. Replicar modelos únicos de negócio de venda de serviços como os da saúde, cuja personalização encerra um conhecimento diferenciado, torna-se um grande desafio e requer, da parte do franqueador (ou dono da marca) uma experiência e formação em gestão e marketing consideráveis.
Constituir uma franquia é como entrar num negócio por conta própria, não estando sozinho (International Franchise Association, 2022). Os franqueados herdam inúmeras vantagens por parte do seu franchisador, como:
– A obtenção de uma carteira de clientes sólida;
– O aumento da possibilidade de sucesso, uma vez que se trata da implementação de um negócio já testado e comprovado
– A oferta aos consumidores de um considerável grau de confiança, resultado do reconhecimento de uma marca já conhecida